A RSPO apresenta sua visão de apoiar o desenvolvimento sustentável da indústria indiana de óleo de palma em meio a um momento crítico de crises globais que afetam as linhas de abastecimento agrícola.

Agra, 22 de setembro de 2022: Durante a Globoil India Conference realizada em Agra, na Índia, a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) apresentou sua visão para apoiar o desenvolvimento da sustentabilidade na indústria indiana de óleo de palma em meio a um momento desafiador para o setor agrícola diante de uma série de crises, incluindo a emergência climática, interrupção das linhas de abastecimento agrícola e ameaça de insegurança alimentar.

A Conferência também examinou a estratégia nacional da Índia focada em atmanirbharta (autossuficiência) e iniciativas de “vocal para locais” quando o governo indiano lançou a Missão Nacional de Óleos Comestíveis (NMEO) em 2021.

Em seu discurso de abertura na conferência, o CEO da RSPO, Joseph D'Cruz, disse: “A crise climática não é mais uma perspectiva remota, mas uma realidade que todos estamos vivenciando hoje. No entanto, também temos a oportunidade de demonstrar como o óleo de palma sustentável está bem posicionado para preencher as lacunas de oferta, aliviar a pobreza e mitigar as mudanças climáticas, bem como os impactos ambientais e sociais negativos. A RSPO está empenhada em trabalhar com a indústria indiana de óleo de palma, o governo e outras partes interessadas para apoiar o movimento da Índia em direção à autossuficiência, por meio do desenvolvimento sustentável da indústria de palma.”

Impulsionando a produção doméstica de óleo de palma da Índia

A Índia é o segundo maior consumidor mundial de óleo de palma, com o consumo subindo nos anos 2000 para atingir uma média anual estimada de 9 milhões de toneladas. O óleo de palma agora responde por cerca de 40% do consumo de óleo comestível da Índia. Atualmente, A Índia é o maior importador mundial pois depende totalmente de importações para atender a essa alta demanda. As importações de óleo de palma cresceram de menos de 500,000 toneladas em 1994 para um pico de 10 milhões de toneladas em 2018. Em 2020, o valor da importação de óleo de palma atingiu US$ 5.12 bilhões.

Para combater a dependência da Índia de outros países produtores de óleo de palma e para resolver a questão do desemprego entre a vasta população indiana, o governo indiano lançou a Missão Nacional de Óleos Comestíveis - Óleo de Palma (NMEO-OP) em 2021. Este novo óleo de palma A diretiva visa promover o cultivo doméstico de dendezeiros, aumentar a renda agrícola e promover atmanirbharta.

“Desbloquear o potencial para parcerias mais fortes dos agricultores ao mercado e ao financiamento é essencial se quisermos criar uma cadeia de fornecimento de óleo de palma sustentável mais inteligente e resiliente”, disse o vice-diretor da RSPO, transformação de mercado (Índia e China), Ashwin Selvaraj. “Índia fez uma promessa de reduzir suas emissões para zero líquido até 2070. Precisamos garantir que esta seja uma transição justa que melhore os meios de subsistência de nossas comunidades agrícolas e nos torne autossuficientes. Esta é uma oportunidade para a Índia liderar o caminho; trabalhar juntos para criar uma indústria de óleo de palma sustentável desde o início ajudará a mitigar os impactos das mudanças climáticas”, acrescentou.

Sobre a RSPO:

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos sustentáveis ​​de óleo de palma por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. A RSPO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne partes interessadas de diferentes setores da indústria de óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, ambientais ou da natureza ONGs de conservação e ONGs sociais ou de desenvolvimento.

Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho de Governadores, Comitês Diretores e Grupos de Trabalho sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda” dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas, facilitando as partes tradicionalmente adversárias no trabalho conjunto para chegar a decisões por consenso e alcançando a visão compartilhada da RSPO de tornar o óleo de palma sustentável a norma.

A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente em Kuala Lumpur, com escritórios satélites em Jacarta, Londres, Zoetermeer, Pequim, Bogotá e Nova York.

Para mais informações, entre em contato com:

Zeeneeshri Ramadass (Zee)

Gerente de Comunicação APAC

T: + 60176571527

[email protegido]

Shivnayan Aggarwal
Executivo, Transformação de Mercado – Índia

T: + 919555797370

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros