O Relatório de Impacto RSPO 2022 mostra os esforços contínuos de sustentabilidade da indústria de óleo de palma para mitigar as mudanças climáticas, melhorar os meios de subsistência dos pequenos agricultores e acabar com a exploração dos trabalhadores, entre outros temas importantes sobre impactos positivos.

Kuala Lumpur, MALÁSIA, 29 de novembro de 2022: As partes interessadas globais da indústria de óleo de palma se reuniram para a RSPO Annual Roundtable on Sustainable Palm Oil (RT2022), a primeira reunião física a ocorrer desde o início da pandemia de Covid-19. Centrado no tema “Aumentar a cadeia de valor do óleo de palma sustentável por meio da ação coletiva”, o RT2022 atraiu quase mil participantes para discutir soluções para questões trabalhistas críticas, aumentar a inclusão de pequenos produtores, o valor da certificação e outros avanços para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Durante seu discurso inaugural na Mesa Redonda, o novo CEO, Joseph D'Cruz, lançou o Relatório de Impacto de 2022, destacando o impressionante progresso dos membros da RSPO em uma ampla gama de indicadores de sustentabilidade. “A sustentabilidade é uma jornada e, junto com minha equipe e todos os nossos membros, a RSPO continuará abrindo caminho para o setor de palma”, disse D'Cruz. “Demonstraremos como a produção e o uso de óleo de palma podem ser um importante contribuinte para compromissos líquidos zero; destacar o papel que a produção sustentável de palma desempenha no fornecimento de vidas decentes e dignas e prosperidade para milhões de famílias rurais em todo o mundo em desenvolvimento; e mostrar como as plantações de dendezeiros bem geridas e regenerativas podem contribuir de forma crucial para a conservação e
biodiversidade”.

O Relatório de Impacto revelou várias conquistas importantes nas últimas quase duas décadas desde a fundação da RSPO, incluindo o aumento da área global certificada de 125,000 hectares em três países em 2008 para 4.5 milhões de hectares espalhados por 21 países, dos quais 301,020 hectares foram conservados e protegidos através da certificação RSPO. Estima-se que meio milhão de trabalhadores em propriedades e fábricas em todo o mundo estão agora representados nos Princípios e Critérios RSPO (P&C) por meio de certificação. As emissões de gases de efeito estufa que foram evitadas desde 2015 são equivalentes a quase 400,000 carros dirigidos anualmente. Além disso, um grupo de pequenos produtores de cerca de 5000 agricultores em Serra Leoa tornou-se o primeiro Grupo Independente de Pequenos Proprietários a obter a certificação na África, uma das fronteiras emergentes da produção de óleo de palma. Afirmando o papel da RSPO, D'Cruz garantiu: “O óleo de palma sustentável é, sem dúvida, a melhor maneira de atender às necessidades mundiais de óleo vegetal hoje e no futuro”.

Anne Rosenbarger e Dato' Carl Bek-Nielsen, co-presidentes do Conselho de Governadores da RSPO, pediram juntos uma resposta unificada para maximizar o potencial do setor para transformar de forma sustentável a cadeia de valor do óleo de palma, repetindo D'Cruz: “Em um momento em que a comunidade global está exigindo soluções reais e viáveis ​​para salvar nosso planeta cada vez mais aquecido, a RSPO tem mostrado que desempenha um papel ativo no aproveitamento dos impactos positivos da produção sustentável de óleo de palma, levando ao desenvolvimento sustentável. Nossos esforços e impulso de transformação devem continuar, pois a mudança é uma necessidade para todos nós. Embora a sustentabilidade seja uma responsabilidade compartilhada, ela requer mudanças individuais – se quisermos cruzar a linha de chegada juntos e causar impacto, temos o dever de assumir um maior nível de propriedade e aceitar que sempre há espaço para melhorias”.

Os membros também refletiram que a RSPO deve atrair maior interesse de mercados consumidores prioritários, como China, Índia, Malásia e Indonésia, para escolher o óleo de palma sustentável e se juntar à iniciativa coletiva da RSPO para ter um impacto transformador na oferta e demanda global de óleo de palma sustentável.

Sobre a RSPO:

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos sustentáveis ​​de óleo de palma por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. A RSPO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne as partes interessadas dos diferentes setores da indústria de óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, proteção ambiental ou da natureza ONGs e ONGs sociais ou de desenvolvimento.

Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho de Governadores, Comitês Diretores e Grupos de Trabalho sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda” dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas, facilitando as partes tradicionalmente adversárias no trabalho conjunto para chegar a decisões por consenso e alcançando a visão compartilhada da RSPO de tornar o óleo de palma sustentável a norma.

A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente em Kuala Lumpur, com escritórios satélites em Jacarta, Londres, Zoetermeer, Pequim, Bogotá e Nova York.

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe de mídia da RSPO

[email protegido]

Zee Ramadass

Gerente de Comunicações, APAC

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros