A RSPO e o Departamento de Vida Selvagem de Sabah pedem ação, já que o ato brutal marca a segunda morte de elefantes neste mês

22 de outubro de 2019, Kota Kinabalu: Hoje, o CEO da Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO), Datuk Darrel Webber, condenou a morte de um segundo elefante pigmeu ameaçado de extinção encontrado morto a tiros, sem suas presas, no distrito de Beluran em Sabah, e ofereceu uma recompensa de MYR 50,000 em troca de informações que levem à detenção e condenação dos responsáveis ​​por este incidente, como um pequeno gesto para ajudar nos esforços no terreno. A recompensa será coordenada pelo Departamento de Vida Selvagem de Sabah.
De acordo com relatos da mídia, o elefante foi descoberto por trabalhadores da plantação na manhã de sábado (19 de outubro), mas acredita-se que o elefante tenha sido morto três a cinco dias antes. As investigações estão em andamento para encontrar os culpados. Isso marca a segunda morte de um elefante pigmeu em Sabah, na Malásia, em menos de um mês. Os responsáveis ​​devem ser levados à justiça e responder por suas ações cruéis.
O CEO da RSPO apelou ao público, afirmando: “Esses assassinatos recentes são sintomas de um problema maior – um problema que só aumentará se nós, coletivamente, não intervirmos. Tendo estado envolvido no trabalho de conservação em Sabah, sei que os elefantes em Sabah têm dois problemas principais: Em primeiro lugar, as áreas de distribuição e os caminhos de migração dos elefantes foram severamente afetados pelo desenvolvimento. Isso levou a um aumento constante do conflito entre humanos e elefantes. E esse conflito às vezes pode ser mortal. Em segundo lugar, a caça furtiva de presas de elefantes está aumentando. Ou talvez os relatos de caça furtiva pareçam estar aumentando."
Para lidar com essas duas questões, será necessária uma abordagem holística, apoiada pelas partes interessadas locais e com recursos apropriados. Não é uma solução continuar abordando a questão do alcance dos elefantes e dos gargalos de migração simplesmente abordando os sintomas de forma ad hoc. E há uma necessidade urgente de gerenciar a população de elefantes de Sabah, o que inclui entender o tamanho e o crescimento de sua população e observar a paisagem de Sabah sobre como acomodá-los.
Datuk Webber continuou: “Estamos todos preocupados em impedir a caça furtiva de nossa vida selvagem e cada um tem um papel a desempenhar. É do interesse das principais indústrias de Sabah, particularmente o setor de turismo e óleo de palma, ter uma população de elefantes bem administrada. Ambos os setores devem trabalhar duro para descobrir quais são esses papéis. Caso contrário, acabaremos com esses atos recorrentes e deploráveis”.

A RSPO entende que equilibrar as necessidades de uma grande espécie que se move em grandes áreas com as necessidades da população humana local será uma questão desafiadora e espinhosa. Esperamos que a atual iniciativa do governo, indústria e sociedade civil de Sabah para abordar a sustentabilidade do setor de óleo de palma em nível jurisdicional possa ajudar a contribuir para uma abordagem holística na gestão da população de elefantes em Sabah. Dentro desta iniciativa está a identificação de importantes áreas de conservação e espera-se que os corredores para migração de elefantes possam ser mantidos abertos ou reabertos.
Datuk Webber também lembrou ao público sobre a política de denúncias da RSPO e incentivou qualquer pessoa a utilizá-la, principalmente para obter informações relacionadas aos membros da RSPO. A Política da RSPO sobre Defensores de Direitos Humanos, Denunciantes, Reclamantes e Porta-vozes da Comunidade permite que as partes interessadas apresentem reclamações em sigilo, junto ao Painel de Reclamações da RSPO sobre as atividades realizadas por, em nome de, ou em conexão com as atividades de um membro da RSPO que podem resultar em riscos para a segurança e/ou proteção dessas pessoas. O Sistema de Reclamações da RSPO é outro meio que as partes interessadas podem usar para tratar e tratar as reclamações contra os membros da RSPO.

Sobre a RSPO

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos sustentáveis ​​de óleo de palma por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. A RSPO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne as partes interessadas dos diferentes setores da indústria de óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, proteção ambiental ou da natureza ONGs e ONGs sociais ou de desenvolvimento.
Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho de Governadores, Comitês Diretores e Grupos de Trabalho sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda” dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas, facilitando as partes tradicionalmente adversárias no trabalho conjunto para chegar a decisões por consenso e alcançando a visão compartilhada da RSPO de tornar o óleo de palma sustentável a norma.
A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente baseado em Kuala Lumpur, com escritórios satélites em Jacarta (ID), Londres (Reino Unido), Zoetermeer (NL), Pequim (CN) e Bogotá (CO).

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe de Comunicação da RSPO

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros