Os membros da RSPO fazem progressos na prevenção de emissões de GEE, inclusão de pequenos proprietários e crescimento de terras certificadas; Investiu mais de US$ 23 milhões em projetos de restauração.

Kuala Lumpur, Malásia: 30 de outubro de 2019 – Hoje, a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) divulgou seu Relatório de Impacto de 2019, destacando que o número de pequenos produtores independentes certificados pela RSPO aumentou 52% e o número total de pequenos produtores aumentou impressionantes 165% durante o período de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019. Este é um resultado particularmente encorajador, pois a RSPO continua a promover uma maior inclusão de pequenos produtores, ao mesmo tempo em que garante que os principais requisitos de sustentabilidade sejam mantidos.

Outras tendências dignas de nota incluíram um crescimento significativo na área certificada pela RSPO na África em 56%. De uma perspectiva global, a área total certificada pela RSPO cresceu mais de 22% em relação ao ano anterior, para 3.89 milhões de hectares em 16 países, com um volume de produção de 14.29 milhões de toneladas métricas (MT) de óleo de palma sustentável certificado (CSPO) e 3.21 milhões de toneladas de palmiste sustentável certificado (CSPK). A RSPO também aprovou 19 novos membros produtores no último ano financeiro, totalizando 171 produtores na organização em 30 de junho de 2019.

O CEO da RSPO, Datuk Darrel Webber, disse: “Estou emocionado em ver esse tipo de crescimento em várias partes importantes da cadeia de valor do óleo de palma sustentável, principalmente no que diz respeito aos pequenos produtores, e pouco antes do novo Padrão para Pequenos Produtores Independentes está agendado para adoção em nossa próxima mesa redonda em novembro. Estou confiante de que veremos esses números continuarem a aumentar nos próximos anos”, disse ele.

Em termos de adesão, a RSPO cresceu impressionantes 11%, atingindo 4,349 membros em 30 de junho de 2019, com Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido alcançando os três primeiros lugares, respectivamente, para adesão. Curiosamente, o relatório também mostrou um aumento de 25% em Marca RSPO titulares de licenças desde o último período de relatório. Além disso, houve também um crescimento de 2% na demanda geral e na aceitação durante o período do relatório.

O CEO da RSPO, Datuk Darrel Webber, aproveitou a oportunidade para convocar os membros downstream: “Sem mais pressão e demanda do mercado downstream, o resultado provável é óleo de palma mais insustentável. "

Além disso, os membros da RSPO continuaram seus esforços evitando o desmatamento e qualquer novo plantio de turfa e sequestrando áreas de conservação em novos empreendimentos, economizando 1.4 milhão de toneladas de CO2, o equivalente à remoção de quase 300,000 veículos de passageiros das estradas em um único ano.

No início do próximo mês, os membros da RSPO de todo o mundo se reunirão no 17ª Conferência Anual de Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RT17) em Bangkok, Tailândia, sob o tema 'Uma Responsabilidade Compartilhada: Convertendo Compromissos em Ações'. Com as metas de sustentabilidade para 2020 se aproximando rapidamente, a RT17 será a plataforma ideal para representantes da indústria global de óleo de palma discutirem os mais recentes desafios e oportunidades enfrentados pelo setor de óleo de palma sustentável.

A partir daí, os membros da RSPO 16ª Assembleia Geral Anual (GA16) votará em uma série de resoluções, incluindo a nova proposta RSPO Independent Smallholder Standard.

Os dados do RSPO Impact Report 2019 são do período de relatório de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019. O relatório completo pode ser encontrado SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.

Sobre a RSPO:

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos sustentáveis ​​de óleo de palma por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. A RSPO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne as partes interessadas dos diferentes setores da indústria de óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, proteção ambiental ou da natureza ONGs e ONGs sociais ou de desenvolvimento.

Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho de Governadores, Comitês Diretores e Grupos de Trabalho sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda” dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas, facilitando as partes tradicionalmente adversárias no trabalho conjunto para chegar a decisões por consenso e alcançando a visão compartilhada da RSPO de tornar o óleo de palma sustentável a norma.

A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente baseado em Kuala Lumpur, com escritórios satélites em Jacarta (ID), Londres (Reino Unido), Zoetermeer (NL), Pequim (CN) e Bogotá (CO).

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe de Comunicação da RSPO

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros