Bangkok, 31 de maio de 2022: Hoje, formuladores de políticas e atores empresariais tailandeses se reuniram para o Segundo Fórum de Negócios, organizado conjuntamente pela Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), para discutir o papel vital que a Tailândia pode desempenhar para garantir segurança alimentar, bem como atender à demanda global por óleos comestíveis sustentáveis, por meio de práticas agrícolas aprimoradas, produção e padrões globais de certificação, como RSPO.

Como terceiro maior produtor de óleo de palma do mundo, o potencial de desenvolvimento da Tailândia para óleo de palma sustentável certificado (CSPO) é significativo. O óleo de palma, sendo a cultura de óleo vegetal mais eficiente do mercado, que atende a 40% da demanda global por óleos vegetais, ocupando apenas 6% da terra usada para produzir óleos vegetais, pode ser especialmente benéfico para garantir a segurança alimentar global para uma crescente população deve chegar a 9.8 bilhões em 2050.

Embora os pequenos proprietários de óleo de palma respondam por mais de 70% da produção de óleo de palma na Tailândia, eles não têm oportunidades de acesso a programas de microfinanciamento, habilidades e conhecimento sobre agricultura sustentável, bem como padrões de certificação que lhes permitam acessar os mercados globais.

Nesse contexto, o Departamento de Extensão Agrícola e o Departamento de Agricultura uniram forças com a GIZ por meio do projeto de Produção e Aquisição de Óleo de Palma Sustentável e Amigável ao Clima (SCPOPP). Por meio desse projeto, 19 empresas de óleo de palma foram contratadas para apoiar e treinar mais de 3,000 pequenos produtores de óleo de palma em práticas agrícolas sustentáveis. Mais de 200 instrutores, que passaram por treinamento, treinaram e se envolveram com sucesso com mais de 3,000 pequenos produtores. Além disso, em 2021, 400 pequenos produtores obtiveram a certificação RSPO e se conectaram com sucesso ao mercado global, e outros 1,500 pequenos produtores estão sendo treinados e devem obter a certificação até o final de 2022.

Alongkorn Phonbutr, Assessor do Ministro da Agricultura e Cooperativas, deu uma palestra especial sobre o aumento do padrão de produção sustentável de óleo de palma na Tailândia. Ele destacou os planos de desenvolvimento para a produção de óleo de palma sob o plano de reforma da Tailândia de 2017-2036, de acordo com a estratégia nacional de 20 anos.

“O Ministério da Agricultura estabeleceu uma meta importante de expandir a área de plantação de dendezeiros na Tailândia”, disse Phonbutr. “Estamos aumentando o rendimento por rai (16 ha) em nada menos que 10% e a taxa de extração de 22-23% para aumentar a produtividade para atender à demanda futura, incluindo a manutenção das exportações de óleo de palma em 3.7 mil toneladas por ano”.

Phonbutr acrescentou que o Ministério da Agricultura, juntamente com a RSPO, trabalhará para elevar os padrões da produção sustentável de óleo de palma na Tailândia. Além disso, o Escritório Nacional de Padrões Agrícolas e Alimentares (NIDA) também anunciou que estabelecerá quatro padrões sobre commodities agrícolas relacionados ao dendê.

“Considerando várias crises com volatilidade imprevisível, esta é uma oportunidade para todas as partes revisarem e compartilharem nossas metas para um futuro mais sustentável”, disse Alongkorn. “Estabelecer a Aliança de Óleo de Palma Sustentável da Tailândia não poderia vir em um momento mais perfeito. O Ministério da Agricultura e Cooperativas tem o prazer de apoiar o estabelecimento dessa rede para elevar os padrões da Tailândia para a produção sustentável de óleo de palma. Continuamos a cooperar estreitamente com as redes de todos os setores, incluindo o setor público, o setor privado e a sociedade civil.”

Garantindo a Inclusão de Pequenos Proprietários

Em seu discurso de abertura, o CEO da RSPO, Joseph (JD) D'Cruz, disse: “A Tailândia se encontra em uma posição única para ajudar a garantir a segurança alimentar global como o terceiro maior produtor mundial de óleo de palma. O que diferencia a Tailândia é a capacidade dos pequenos proprietários de impulsionar a indústria tailandesa de óleo de palma. A RSPO reconhece o papel integral dos pequenos produtores na realização de nossa visão geral de transformação do mercado; garantir sua maior inclusão em soluções sustentáveis ​​que impactam positivamente seus meios de subsistência continua sendo um de nossos principais objetivos. Vemos isso como uma responsabilidade compartilhada que todos os participantes da cadeia de fornecimento de óleo de palma devem se comprometer a apoiar”.

Em seu discurso de boas-vindas, o Diretor Nacional da GIZ para Tailândia e Malásia, Sr. Reinhold Elges, disse: “A segurança alimentar é um tema controverso nas discussões internacionais. Avançar para uma produção sustentável e livre de desmatamento e mitigação e adaptação às mudanças climáticas tornou-se um caminho essencial para garantir a produção de alimentos e atender à demanda global. Na Tailândia, onde a produção de óleo de palma associada à destruição da floresta e à violação dos direitos humanos é quase inexistente, a indústria tailandesa de óleo de palma enfrenta o grande desafio das práticas agrícolas ineficientes dos pequenos agricultores. Mobilizar investimentos para envolver os pequenos produtores de óleo de palma e aumentar sua capacidade de obter a certificação RSPO – que consideramos uma Responsabilidade Compartilhada viável – significa atualizar a indústria de óleo de palma da Tailândia para atender o mercado global, além de ajudar a garantir o abastecimento global de alimentos e reduzir o clima negativo e impactos ambientais.

Atualmente, o óleo de palma sustentável certificado pela RSPO representa 19.3% (14.8 milhões de toneladas) do suprimento global total de óleo de palma e, na Tailândia, o óleo de palma sustentável certificado pela RSPO responde por apenas /2.8% do suprimento total de óleo de palma do país.

“A GIZ trabalha com parceiros públicos e privados para integrar a produção sustentável de óleo de palma no país. Desenvolvemos um programa interativo de treinamento para instrutores, a Thailand Oil Palm Smallholder Academy (TOPSA), adotada da RSPO Smallholder Training Academy (STA) e organizamos uma série de sessões de treinamento intensivo para melhorar a capacidade de mais de 3,000 pequenos produtores em práticas agrícolas sustentáveis para obter a certificação RSPO e obter melhor acesso aos mercados internacionais.

“Os instrutores são essenciais para envolver e melhorar a capacidade e o conhecimento dos pequenos produtores sobre a produção sustentável de óleo de palma. Portanto, o projeto convida e dá as boas-vindas a todas as organizações interessadas em apoiar os pequenos produtores, tornando-se parceiros da TOPSA e liberando o potencial da indústria tailandesa de óleo de palma”, disse ele.

JD acrescentou: “Em 2019, a RSPO adotou o Padrão de Pequenos Proprietários Independentes (ISH), que visa ajudar mais pequenos produtores a obter a certificação por meio de um mecanismo gradual, aderindo aos principais requisitos de sustentabilidade. Apesar dos desafios da pandemia global, testemunhamos um progresso positivo entre os pequenos produtores para obter a certificação ISH.”

Filiação RSPO Tailândia

Desde maio de 2022, os produtores de dendê da RSPO Tailândia consistem em 63 grupos de pequenos e grandes produtores, dos quais 19 são grupos de pequenos produtores independentes certificados pela RSPO representando mais de 5,400 agricultores com uma área certificada de 170,591.81 rai (27,295 ha), ou 2.8% da área total de plantação de dendê.

Além disso, 34 grupos representando 1,386 pequenos agricultores cobrindo 27,766.83 rai (4,442.7 ha) estão em processo de certificação e devem ser concluídos até o final de 2022. Como resultado, a Tailândia terá 279,406.81 rai (44,705 ha) de A RSPO certificou as plantações de dendezeiros sustentáveis, respondendo por 4.58% da área total de plantações de dendezeiros da Tailândia.

A RSPO Tailândia também possui membros da cadeia de suprimentos, incluindo 11 fabricantes de bens de consumo, 32 processadores e comerciantes, 39 associados da cadeia de suprimentos e 1 empresa associada, 146 empresas no total.

Sobre a RSPO:

A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos sustentáveis ​​de óleo de palma por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. A RSPO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne as partes interessadas dos diferentes setores da indústria de óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, proteção ambiental ou da natureza ONGs e ONGs sociais ou de desenvolvimento.

Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho de Governadores, Comitês Diretores e Grupos de Trabalho sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda” dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas, facilitando as partes tradicionalmente adversárias no trabalho conjunto para chegar a decisões por consenso e alcançando a visão compartilhada da RSPO de tornar o óleo de palma sustentável a norma.

A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente baseado em Kuala Lumpur, com escritórios satélites em Jacarta (ID), Londres (Reino Unido), Zoetermeer (NL), Pequim (CN) e Bogotá (CO).

Sobre o GIZ:

De propriedade do governo alemão, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH presta serviços no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ trabalha em nome de clientes do setor público e privado na Alemanha e no exterior. Estes incluem os governos de outros países, instituições da União Europeia, as Nações Unidas, o Banco Mundial e outras organizações doadoras. A GIZ opera em mais de 120 países. Temos aproximadamente 20,000 funcionários em todo o mundo, cerca de 70% dos quais são nacionais.

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe de Comunicação da RSPO

[email protegido]

Kanokwan Saswattecha, PhD.

Gerente de Projeto, Produção e Aquisição de Óleo de Palma Sustentável e Amigável ao Clima (SCPOPP) na Tailândia

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros