Os produtores de óleo de palma certificados pela RSPO em todo o mundo demonstram um compromisso excepcional com a sustentabilidade

Kuala Lumpur, Malásia, 19 de abril de 2012 – A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO), uma iniciativa internacional com várias partes interessadas, alcançou outro marco com mais de 6 milhões de toneladas métricas de CSPO produzidas em todo o mundo em menos de 4 anos desde o início da certificação RSPO.

A taxa de crescimento de 20% alcançada em apenas meio ano, em termos de área de produção CSPO (1,221,240 hectares até o momento) e capacidade de produção anual do CSPO (6,017,193 toneladas métricas até o momento), é incomparável para uma commodity sustentável. Houve 11 novas fábricas de óleo de palma certificadas no primeiro trimestre de 2012, registrando um número total de 146 fábricas certificadas até o momento entre 30 organizações de produtores ou produtores principalmente da Malásia e Indonésia, e cada vez mais de Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, América Latina, e África Ocidental.

O secretário-geral da RSPO, Darrel Webber, comentou que: “A transformação do mercado em direção ao óleo de palma sustentável está acelerando em um ritmo significativo. A RSPO aproveita esta oportunidade para aplaudir nossos membros produtores indonésios por seu esforço contínuo em direção à sustentabilidade, já que ultrapassaram a Malásia e agora lideram o grupo como o produtor número um de CSPO, tanto em termos de volume quanto de área de produção. Ambos os mercados produtores, juntamente com as novas fronteiras, desempenham um papel significativo na conservação dos interesses de nosso meio ambiente, de nossas comunidades e do mundo em que vivemos.

“O interesse de novos membros em todas as regiões tem sido fenomenal – mais de 100 novos membros ingressaram na RSPO durante o primeiro trimestre deste ano, principalmente da região europeia e principalmente da Alemanha e da França, que esperamos que continuem a fortalecer a demanda por CSPO . Embora muito tenha sido alcançado, a indústria ainda enfrenta muitos desafios e, portanto, a RSPO pretende continuar seu compromisso de orientar e inspirar a transformação afirmativa”, afirmou Webber.

Sobre a demanda por CSPO, Adam Harrison, Diretor Sênior de Políticas do WWF e Membro do Conselho Executivo e Vice-Presidente da RSPO, comentou que: “Embora esta seja uma ótima notícia dos membros produtores mostrando seu compromisso real e crescente com a sustentabilidade, o que devemos ver agora é combinar ação dos usuários de óleo de palma. A maneira como o restante da cadeia de suprimentos pode mostrar seu compromisso é fazer planos com prazos definidos em suas Comunicações Anuais de Progresso à RSPO e, em seguida, acompanhá-los urgentemente com compras reais de CSPO.”

O crescimento no número de produtores certificados reflete as conclusões do recente relatório produzido pelo WWF intitulado 'Rentabilidade e sustentabilidade na produção de óleo de palma', http://www.worldwildlife.org/what/globalmarkets/intfinance/WWFBinaryitem27563.pdf

"Nossa pesquisa mostrou que os benefícios de adotar a sustentabilidade superam os custos incorridos. Esperamos que isso reforce ainda mais para os produtores essas práticas responsáveis ​​que são boas para o meio ambiente e também comercialmente vantajosas para os produtores”. Harrison concluiu.

Sobre a Narrativa de Interpretação de Crescimento RSPO CSPO 2011 (GIN 2011)

A última Narrativa de Interpretação de Crescimento RSPO CSPO 2011 (GIN), o primeiro e único relatório no mercado sobre óleo de palma sustentável certificado, com o objetivo de analisar, moldar e facilitar o compromisso e as discussões em direção ao óleo de palma sustentável.) relatou a tendência ascendente no fornecimento e venda de óleo de palma sustentável e está disponível em: https://rspo.org/files/pdf/2011%20RSPO%20CSPO%20GIN_web.pdf  . Um resumo dos fatos rápidos também está disponível em https://rspo.org/files/pdf/QUICKFACTS-APR12.pdf.

Sobre a RSPO

Em resposta ao apelo global urgente e urgente por óleo de palma produzido de forma sustentável, a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi formada em 2004 com o objetivo de promover o crescimento e o uso de produtos de óleo de palma sustentáveis ​​por meio de padrões globais confiáveis ​​e engajamento das partes interessadas. . A sede da associação é em Zurique, na Suíça, enquanto o secretariado está atualmente baseado em Kuala Lumpur com um escritório satélite em Jacarta.

RSPO é uma associação sem fins lucrativos que une as partes interessadas de sete setores da indústria de óleo de palma – produtores de óleo de palma, processadores ou comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, ONGs ambientais ou de conservação da natureza e organizações sociais ou de desenvolvimento ONGs – para desenvolver e implementar padrões globais para óleo de palma sustentável.

Essa representação de várias partes interessadas é refletida na estrutura de governança da RSPO, de modo que os assentos no Conselho Executivo e os Grupos de Trabalho em nível de projeto sejam alocados de maneira justa para cada setor. Desta forma, a RSPO vive a filosofia da “mesa redonda”, dando direitos iguais a cada grupo de partes interessadas para trazer agendas específicas do grupo para a mesa redonda, facilitando que as partes interessadas tradicionalmente antagônicas e os concorrentes de negócios trabalhem juntos em direção a um objetivo comum e tomem decisões por consenso.

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe de Comunicação da RSPO

[email protegido]

Get Envolvido

Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode aderir à parceria global para tornar o óleo de palma sustentável.

Como um indivíduo

Defenda o óleo de palma sustentável. Veja como você pode influenciar marcas e negócios.

Mais sobre ações individuais

Como pequeno proprietário

Descubra como o uso de práticas agrícolas sustentáveis ​​através da Certificação RSPO pode aumentar seu rendimento e muito mais.

Mais sobre o impacto dos pequenos produtores

Como organização

Reduzir os impactos sociais e ambientais negativos através da produção e fornecimento de óleo de palma sustentável certificado.

Mais sobre a influência da organização

Como um membro

Acesse rapidamente recursos, notícias e conteúdos que são importantes para você.

Mais sobre conteúdo para membros